por que — publicado 26/05/2015 19h17, última modificação 14/01/2019 18h08
Pela primeira vez, evento, dirigido às câmaras municipais é realizado no Estado Programa Interlegis ajuda a modernizar Legislativo, diz senador Wellington Fagundes (PR-MT) As informações são da Assessoria de Imprensa do senador Wellington Fagundes.

Dezoito câmaras municipais de Mato Grosso estão participando, nesta semana, de duas oficinas oferecidas pelo Interlegis, programa do Senado Federal que pretende integrar todo o Poder Legislativo no Brasil com a adoção de tecnologias da informação. Até sexta-feira (29), as oficinas treinarão 38 técnicos de câmaras municipais que ainda não possuem, por exemplo, um site na internet. Já na quarta-feira (27), essas câmaras estarão na rede mundial de computadores.

Esta é a primeira vez que o programa Interlegis é ofertado para as câmaras municipais do Estado. Isso foi possível mediante solicitação do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que pretende incluir na programação dos treinamentos cidades polos do Estado, de forma a integrar todo o Legislativo em Mato Grosso.

Segundo o senador, a informatização do Legislativo contribui para a democracia no Brasil porque abre a possibilidade, para a população, acessar mais informações sobre a atuação de seus representantes, além de promover a transparência.

A presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Edileuza Ribeiro, apontou a importância do programa Interlegis, principalmente para as câmaras de pequenos municípios, que nem sempre tem condições financeiras e técnicas para contar com a internet na realização de suas tarefas. Hoje, 50% das 141 câmaras municipais de Mato Grosso não possuem site.

Durante a abertura, nesta segunda-feira (25.05), os participantes ouviram a palestra do consultor do Senado, Eduardo Simão de Souza Vieira, que falou sobre o cenário dos investimentos em infraestrutura de transportes, e também de Simone Dourado, coordenadora de Ensino à Distância, Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria do Senado, além de Francisco Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis.

Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Interlegis oferece oficina que orienta para a criação de site na internet adotando o domínio leg.br já utilizado por mais de mil municípios no Brasil. A segunda oficina dá oportunidade de conhecer e implantar a informatização de todo o processo legislativo, mas outras oficinas poderão ser realizadas em outras regiões polos de Mato Grosso.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf, anunciou a intenção de realizar sessões itinerantes em 12 regiões do Estado para estreitar as relações com as câmaras municipais. Outro projeto prevê a criação, pela AL, de uma sala para receber os vereadores do Estado.

Da assessoria

Veja também outras matérias publicadas sobre o assunto no portal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso:

Fonte:http://www.interlegis.leg.br/noticias/2015/05/programa-interlegis-ajuda-a-modernizar-legislativo-diz-senador-wellington-fagundes-pr-mt