Mato Grosso tem 134 casos suspeitos de microcefalia em 14 cidades
Mato Grosso já tem 134 casos suspeitos de microcefalia registrados em 14 cidades. Os dados, divulgados nesta terça-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), são de casos suspeitos registrados até a última sexta-feira (15). Cinco novos casos foram notificados no período de uma semana.
Bebês que nascem com microcefalia têm o cérebro menor que o esperado e, em 90% dos casos, têm o desenvolvimento comprometido.
Os municípios de maior número de casos suspeitos são Rondonópolis com 65 e Cáceres com 45 casos. Os outros registros foram em Alto Araguaia (01), Alto Garças (02), Itiquira (02), Jaciara (01), Jauru (01), Pedra Preta (02), Pontes e Lacerda (01), São José do Povo (02) e Tesouro (01). Em feto há registro de três casos em Cuiabá, um de Peixoto de Azevedo e cinco em Rondonópolis.
Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde emitiu nota confirmando a relação entre o zika vírus e a microcefalia, após a realização de exames pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os exames foram realizados no sangue e em tecidos de um bebê do Ceará com microcefalia e demais malformações congênitas, que indicaram a presença do vírus.