Brasil tem projetos de ventiladores pulmonares de baixo custo

por Aquila Merces publicado 31/03/2020 09h06, última modificação 31/03/2020 09h06 RenovaMidia
A disponibilidade de um ventilador pulmonar pode garantir a sobrevivência de um paciente.
Brasil tem projetos de ventiladores pulmonares de baixo custo

Imagem: Stephane Mahe/ Reuters

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) têm projetos de ventiladores pulmonares de baixo custo, com a possibilidade de fabricação em maior velocidade. 


O item é crucial para os pacientes em estado grave que foram infectados pelo novo coronavírus, mas não está disponível na quantidade suficiente em vários países do mundo.


Os ventiladores pulmonares ajudam os pacientes com a Covid-19 em estado severo a respirar, bombeando oxigênio para os pulmões e removendo o dióxido de carbono do corpo. 


De acordo com o Jornal da USP, um respirador convencional custa, no mínimo, R$ 15 mil. Já o projeto da universidade quer que o item seja produzido com custo de R$ 1 mil.


A UFRJ também tem um projeto semelhante. Um protótipo do ventilador construído com recursos disponíveis no laboratório apresentou bom resultado em um modelo físico de pulmão em condições parecidas com a dos pacientes com insuficiência respiratória, destaca o site Gizmodo.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.