Aterro sanitário atendera 10 municípios do Araguaia inclusive Querência.
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias e hospitais.
Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Vereador Telmo Brito explicou os passos iniciais pra criação do aterro em Querência.
“Basicamente escolhe-se um terreno grande e vazio aonde o lixo vai sendo acumulado em camadas. Mas esse processo é muito mais complicado do que parece. A primeira – e principal – dificuldade é selecionar o local do aterro. É preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o depósito de lixo – já no projeto de instalação, os operadores do aterro precisam deixar claro, por exemplo, como ele será fechado, depois de pelo menos dez anos, período longo de implantação mais que já começou a ser realizado pelo consorcio intermunicipal - CODEMA a qual temos o nosso prefeito Fernando Gorgen como presidente, e acreditamos que em breve teremos local adequado para descarte de todo lixo da região do Araguaia”. - Explicou Telmo Brito.