Agricultura familiar no Show Safra 2020

por aquila — publicado 06/03/2020 09h30, última modificação 06/03/2020 09h32
Colaboradores: Fundação Rio Verde
Fundação Rio Verde
Evento gera oportunidades a pequenos projetos de agricultura e pecuária.

Pelo sétimo ano a secretaria de agricultura de Lucas do Rio Verde faz parte do Show Safra, um evento que recebe agricultores de projetos em larga escala, mas também oferece possibilidades para pequenas propriedades.

Em 2020 o espaço para a agricultura familiar terá exposição e comercialização de reprodutores e matrizes de gado de corte e gado leiteiro, conforme explica o secretário de agricultura Marcio Albieri.

 

"A abertura do mercado para a Rússia, China e países árabes gerou novos preços e os confinamentos tornam-se mais interessantes. Pequenas propriedades podem confinar e assim gerar uma fonte de renda diferente," detalha Albieri.

 

Além do gado, a agricultura familiar apresenta exposição de carneiros de raça que também são uma alternativa de diversificação econômica.

O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini explica que ainda existe uma grande demanda por produtos para abastecer o mercado local.

Show Safra — Foto: Divulgação/Cap Comunicação

"Nós temos que parar de depender da produção de frutas, legumes e hortaliças das regiões sul e sudeste. Existe potencial para atender a região norte de MT e o que a fundação puder fazer por quem se apresenta com vontade de avançar nessa proposta a gente apoia, junto com as autoridades locais que já atendem a esses produtores, finaliza.

Uma programação especial na sexta-feira (20) último dia do Show Safra atende a agricultura familiar. Confira: Soja a 80 sacas por hectare.

Palestrantes e agricultores devem discutir sobre novos números de produtividade.

As lavouras de soja de Mato Grosso produzem em média 65 sacas por hectare, número que pode ter aumentado na safra atual que está na fase final de colheita e ainda não teve os números finais divulgados.

O diretor de pesquisas da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow explica que nas próximas safras, existe potencial para subir a média para 80 sacas por hectare.

 

"Isso depende de vários fatores técnicos, sanitários, de viabilidade comercial, mas é possível sim. Queremos desafiar e discutir com todos porque mais do que nunca é preciso ser mais eficiente nos espaços que ocupamos," defende o pesquisador.

 

O potencial de outras culturas também deve discutido entre palestrantes técnicos e agricultores no Show Safra que vai de 17 a 20 de março de 2020 em Lucas do Rio Verde.

Existem estudos para que o milho atinja o patamar de 200 sacas por hectare e o algodão chegue a 400 ((???? arrobas)) por hectare.

As palestras técnicas do Show Safra serão realizadas de manhã e à tarde, no auditório da Fundação Rio Verde, realizadora do evento.